Categorías
Arquivo
- Agricultura Alimentación Anonymous Arquitectura Astronomía Blogs para curiosear Bos desexos Cerebro Cine Darío e Breixo Economía Educación Frutais Futuro Historia Humor Indignados Libros Lingua Literatura Medios de comunicación Monte Comunal Natureza Poesía Política Procomún Publicidade Sidra Socioloxía Software libre Tradicións Viaxes Xadrez
Os nosos blogs
Arquivos diarios: 09/11/2016
A SERRA DO CALDEIRAO
A nascente do Vascao situa-se na vertente nordeste do Cerro do Zebro, na freguesia de Salir, já na Serra Châ, este curso de agua é conhecido como Córrego do Vascao. Este troço final da N2 que atravessa de Norte a Sul o Algarve e apenas tem pouco mais de 55 Km de extensao é o menos povoado de toda a estrada desde Chaves até Faro. É também a mais deserta, já que as povoaçoes á beira da estrada sao muito raras, apenas Sao Brás de Alportel, parece ter uma feiçao urbana, sendo todas as outras de efectiva matriz rural. Sao terrinhas pequenas, pobres, muito pobres mesmo, áridas, mas que mesmo assim, conseguem ter umas pequenas hortas ao pé da casa. O miradouro do Caldeirao é um punto de paragem obrigatório.
A. M. N.
Publicado en Uncategorized
ALMODÔVAR
A paisagem mantém-se, com muita esteva. Atravessando a povoaçao de Rosário a estrada começa a apresentar um belo tapete liso. Ao Km 655,2 encontra-se a saída para as Minas de Neves Corvo, jazigo descoberto em1977 com mineral excepcional quer em qualidade quer em quantidade (cobre e zinco). Há limite de velocidade, necessário por causa do gato pardo ou do gambuzino de três assobíos. Pois que seja! Também muitos vestígios de ocupaçao desde a Pré-história, que segundo muitos eruditos, aqui surgiu a primeira escrita no território do que é hoje a actual Europa Ocidental, chamada como Escrita do Sudoeste.
A. M. N.
Publicado en Uncategorized

